Trabalho em dois turnos para acelerar as obras na Arena Condá

Esporte
Chapecó | 20/03/2014 | 16:25

Informações e foto: Prefeitura de Chapecó

A partir de agora o trabalho no canteiro de obras da Arena Condá também é noturno. O objetivo da jornada dupla é deixar tudo pronto para receber com segurança e comodidade mais de 22 mil torcedores durante a Série A do Campeonato Brasileiro. Desde segunda-feira (17), a Rotesma Artefatos de Cimentos Ltda. - empresa responsável pela obra - estabeleceu a rotina de trabalho da seguinte forma:

Segunda-Feira à sábado
1º turno: 6h às 14h48 – com 1h de intervalo (12h às 13h);
2º turno: 12h12 às 22h – com 1h de intervalo (18h às 19h).
Domingo
Trabalho em um turno – 6h às 12h.

No momento, o trabalho concentra-se na colocação dos últimos pilares. No total são 111; e também na colocação das placas de arquibancadas, começando pela Ala Nordeste que está praticamente finalizada. Das 540 placas, pelo menos 100 já foram instaladas. Simultaneamente, são construídos os degraus das escadarias.

Na empresa continua a fabricação das 1.750 peças de pré-moldados necessárias. 75% da produção já estão concluídos. Do total da obra, cerca de 20% dos trabalhos estão finalizados. Após a instalação de todas as peças, serão construídas as alvenarias, que se tratam das estruturas no topo das arquibancadas. Quatro saídas, também chamadas, acessos de fuga, estão previstas.

Atualmente, são 140 pessoas que trabalham diretamente na fabricação das peças e 23 profissionais na montagem das estruturas. No canteiro de obras, os operários têm o suporte de um caminhão munck e dois guindastes. Para oferecer condições para o trabalho em jornada dupla, a Prefeitura de Chapecó providenciou reforço na iluminação do local.

O projeto

O valor total do investimento é de R$ 6.720.312,50, repassados pelo governo de Santa Catarina. O projeto das novas alas foi executado pela diretoria de Obras e Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Na próxima etapa, a estrutura de subsolo das Alas Leste e Nordeste prevê dois níveis de lajes, os quais irão abrigar, futuramente, algumas repartições públicas municipais, como a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e a Secretaria de Cultura, a Escola de Artes, entre outros.