Informações: G1PR
Uma manada de búfalos foi arrastada por cerca de 20 quilômetros em um rio após uma tromba d'água se formar durante uma chuva na altura da serra de Sapopema (PR), segundo a Defesa Civil.
O caso aconteceu na tarde de domingo (25). Uma família com sete pessoas ficou ilhada no Salto das Orquídeas, ponto turístico da região e foi resgatada após cinco horas. Moradores registraram o momento em que cerca de dez animais estão presos em uma pedra e outros sendo arrastados rio abaixo por conta da correnteza.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sapopema, Marcio Ribeiro Leme, a tromba d'água surpreendeu a família que estava no Rio Legeado Liso e os animais que estavam atravessando o rio no momento da correnteza. "Um proprietário estava atravessando com a manada o Rio Legeado Liso quando a água chegou de repente. O proprietário estava levando os animais para outro pasto", disse.
Conforme Leme, cerca de 40 búfalos foram levados e 30 conseguiram sair da água, outros dez foram arrastados e caíram do salto da cachoeira. O cavalo do dono dos animais também foi levado e morreu. O proprietário conseguiu se segurar em uma árvore e sair do leito.
As sete pessoas, entre elas uma criança, estavam curtindo o local em uma das pedras do salto quando, de repente, foram surpreendidas pela força d'água. Socorristas do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil foram acionadas para fazer o resgate. "O local era de difícil acesso e foi preciso um aparato grande de equipamentos. Precisamo entrar no meio do mato para chegar até eles. Demorou bastante, mas conseguimos resgatar todos", explicou Marcio Ribeiro Leme.
Após cinco horas de trabalho, todos foram retirados da pedra com arranhões e encaminhados para hospitais da região sem gravidade, conforme a Defesa Civil.