Informações: Redação Minutta e Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
A Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Lourenço do Oeste (SC), começou a funcionar nesta terça-feira (26). A base conta com uma ambulância UTI e uma equipe multiprofissional especializada para atendimento de ocorrências graves na cidade e em municípios da região.
A estrutura foi montada na antiga Academia da Saúde, no bairro Santa Catarina, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), que passou por reforma.
O diretor geral do Samu em Santa Catarina, Dionísio Medeiros, explica que a construção da unidade foi uma determinação do Governo do Estado para reforçar o atendimento de urgência e emergência na região. Ele também diz que o Estado irá disponibilizar recursos financeiros para a construção de uma base própria do Samu municipal, que deverá funcionar junto a base avançada. Atualmente, o Samu municipal fica junto à Secretaria de Saúde, no centro.
Como funciona?
A secretária de Saúde, Cátia Schafer, explica que a unidade avançada é acionada da mesma maneira que a básica, ou seja, através do 192. "Quem define qual é o nível do serviço a ser prestado ao usuário ou ao profissional que está solicitando é a Regulação Estadual do Samu."
Cátia diz ainda que todo serviço dessa nova modalidade é custeado pelo Estado - insumos, pessoal e equipamentos -, sendo a única contrapartida do município a concessão do local. "O Estado custeou toda a readaptação do local para o efetivo funcionamento do serviço", complementa.