Informações: Diário do Iguaçu
Foto: Câmara Municipal
Tramita na Câmara Municipal de Chapecó (SC) projeto de lei do vereador Nivaldo Rosa (PSD) que institui o Dia Municipal dos Legendários. A celebração seria no dia 19 de novembro, que coincide com o Dia do Homem. A proposta também sugere que a data passe a integrar o Calendário Anual de Eventos de Chapecó.
Conforme a justificativa do projeto, uma das finalidades é reconhecer o "movimento global que impacta positivamente a vida de homens ao redor do mundo", além de estimular os homens "a se inspirarem e se engajarem em um processo contínuo de crescimento pessoal e coletivo."
"Com o Dia Municipal dos Legendários em Chapecó, estaremos celebrando esse movimento que já tem alcance internacional, promovendo a valorização do papel dos homens em nossa sociedade. A cidade de Chapecó, ao adotar essa iniciativa, também reforça seu compromisso com o desenvolvimento humano, oferecendo aos homens locais a oportunidade de se integrarem a essa rede de transformação, que já reúne dezenas de milhares de participantes ao redor do mundo", diz parte da proposta.
O movimento
Iniciado no ano de 2015, na Guatemala, o movimento busca incentivar os homens a conquistarem a sua melhor versão, seja no âmbito familiar, profissional ou social, por meio de experiências que visam enaltecer o autoconhecimento, desenvolvimento emocional e compromisso com a sociedade.
Atualmente, o movimento conta com mais de 90 mil seguidores, em 17 países. Por ora, o projeto está sob pedido de vistas no legislativo, e deverá ser debatido e votado nas próximas sessões.
Data alusiva
O vereador ressalta que não se trata de querer substituir o Dia do Homem, mas sim criar um dia alusivo ao movimento. "A ideia é dizer que o Legendários é algo que pode elevar o nível de entendimento do homem dentro de sua família e na sociedade, além de elevar o nível de proximidade com questões de espiritualidade cristã', explica o vereador.
Além disso, Nivaldo pontua que o projeto em nenhum momento cita que, para "ser mais homem", precisa fazer parte do movimento. "Mas sim dizer que tudo que o homem fizer buscando sua melhor 'versão' como pessoa, está buscando melhor convívio familiar e social", acrescenta.