Informações: Redação Minutta e Câmara Municipal
Foto: Câmara Municipal
Agora, pacientes em tratamento fora de São Lourenço do Oeste (SC) poderão receber ajuda de custo para hospedagem. Os vereadores aprovaram, nesta segunda-feira (14), projeto do governo municipal que institui o valor de R$ 100 para pacientes e acompanhantes que precisam se hospedar fora do município.
Na menssagem, o governo municipal justifica que o auxílio deve assegurar que pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que não têm condições de arcar com despesas básicas durante o período de tratamento, recebam suporte financeiro adequado.
O presidente do Legislativo, vereador João Carlos Suldowski (PP), destacou a relevância do projeto. “Muitos pacientes precisam ser encaminhados para outras cidades para receberem o atendimento adequado. No entanto, os custos com hospedagem para o paciente e seu acompanhante, quando necessário, representam um grande ônus financeiro para as famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou.
Critérios
- Devem ser contemplados com o benefício de R$ 100 os pacientes previamente autorizados pela Secretaria de Saúde, que estejam em tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS) ou por meio de convênios públicos. Será obrigatória a apresentação de documentos que comprovem a necessidade e a realização do tratamento.
- O projeto considera fora do domicílio os deslocamentos superiores a 200 quilômetros de São Lourenço do Oeste.
- O auxílio não será concedido em casos de internação hospitalar, quando o paciente estiver sob cuidados médicos contínuos.
- Também não será disponibilizado ao acompanhante que estiver autorizado a pernoitar junto ao paciente no hospital. Em situações de internações de longa duração, o acompanhante que não puder permanecer no hospital poderá receber, no máximo, três diárias.