Informações e foto: Adjori/SC
O movimento de vendas a prazo no comércio brasileiro na semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, aumentou 2,97% em relação ao ano passado, segundo o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil. O aumento é considerado morno e foi menor do que o previsto pelos lojistas, que esperavam um crescimento de 5% no volume de vendas.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, apesar de o número ser positivo, ele reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2013, em virtude principalmente do encarecimento do crédito.
“O cenário econômico é desfavorável e os dados indicam que a inflação pesou no bolso dos consumidores. Os juros estão mais caros e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno”, diz Pellizzaro Junior.
Mesmo com o cenário adverso, o número foi levemente superior ao de 2012 (2,97% em 2013 contra 2,37% registrado em 2012). Para o presidente da CNDL, esse pode ser um indicativo de que mais pessoas fizeram compras de última hora.
Na avaliação de Pellizzaro, o movimento econômico nos últimos dias do ano e nas primeiras semanas de janeiro dependerá da criatividade dos lojistas. "Como essa é a famosa semana das trocas de presentes, o comerciante tem a oportunidade de emplacar novas vendas para melhorar o desempenho, além da realização das tradicionais liquidações", acredita.
O Natal é considerado pelos lojistas como a data comemorativa mais importante em faturamento e volume de vendas e costuma movimentar, principalmente, artigos de vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca, smartphones e tablets.
Vendas Natal
Ano Crescimento
2013 - 2,97%
2012 - 2,37%
2011 - 2,33%
2010 - 10,89%